Europa

O que a Europa tem para nos ensinar?

janeiro 24, 2017
Personal Biker Team
142 visualizações

O que a Europa tem para nos ensinar acerca do assunto ciclismo, o uso da famosa bike?

 

Ciclismo na Europa – a uso da bike como lazer, meio de transporte e de turismo

 

Um recente estudo mostra que a indústria de bicicletas na Europa tem gerado mais empregos que a indústria de calçados e até que a indústria de aço. Vamos então pensar a respeito de como essa forma de locomoção e lazer pode trazer além de saúde, alegria e diversão, uma forma de transporte não poluente que traz mais benefícios a sociedade e meio ambiente do que os outros meios de transporte como carros, ônibus, metrô e etc. A uso da bike com intensidade, é um exercício físico que fortalece a musculatura, melhora a parte respiratória, circulatória e cardiovascular, estimula a produção de serotonina, tornando a pessoa mais sensível e feliz, e ainda estimula e serve como lazer em família e desenvolve o sistema de coordenação motora das crianças. A bike que já é um sucesso desde anos, que por uns tempos ficou esquecida nas garagens, volta com força total e com modelos incríveis para todos os gostos.

Europa

Bicycle Manufacturing Plant

 

Como transporte – Com o “boom” do ciclismo na Europa e em todo o mundo, o governo Europeu descobriu que investir em ciclismo dá um retorno econômico muito maior do que imaginava. O investimento em ciclovias e o consequente estímulo ao uso de bike pelos cidadãos, melhora o transporte, as alterações climáticas e o orçamento da saúde. Os Europeus se conscientizaram de que o transporte em bike é muito mais interessante ao ser usado como transporte público ou como complemento a esse, por ser rápido, prático, saudável e não poluente. É uma combinação bombástica de benefícios. Você sabia que nos horários de congestionamento os carros andam em média a uma velocidade de 15 a 20km/h e a bike a uma velocidade de 16 a 32 km/h? Isso é fantástico, não acha?

 

Como lazer – Para quem gosta de viajar pedalando sua bike, a Europa é o local perfeito. A Europa está desenvolvendo uma grande rede para rotas de longa distâncias que cruzarão 44 países totalizando 70 mil km de rotas sinalizadas com segurança e infraestrutura. A bike usada como veículo de passeio traz a possiblidade de respirar um ar mais puro e admirar a natureza.

Também como opção de lazer, a bike é utilizada para passeios em famílias com visitas a parques, praças e museus, um lazer em grupo que intercala atividade física, diversão e contato com a natureza.

Europa

 

Como diversão – Sair em grupo de bike é uma ótima oportunidade de estar com os amigos, família, esposa e filhos. Além de ser divertido, você estará cuidando da saúde e bem-estar, do meio ambiente, além de cooperar com o futuro do planeta. Além dos passeios comuns em parques e ciclovias, temos as competições de Cross bike, temos o ciclismo por trilhas em florestas e etc. São muitas as opções de uso da bike nos seus momentos de diversão. Ver seu filho cambalear para um lado e para o outro até conseguir andar sozinho é um momento de interação com os pais, de desenvolvimento de confiança e autoestima. São muitos os benefícios que a bike traz para sua vida. Todo mundo tem aquela bike enferrujada no fundo da garagem…. Vamos lá, conserte a bike e comece a pedalar!

Europa

 

Como Atividade física – o uso intensificado de bike como meio de locomoção na Europa, trouxe ainda uma economia de 110 bilhões de euros por ano na área de saúde. O uso de bike como atividade física atua em vários aspectos do seu corpo, ela queima calorias e gorduras, fortalece músculos os braços, pernas, barriga, bumbum, melhora a sua condição cardiovascular, estimula o sistema imunológico, tornando o organismo propenso a combater vírus e bactérias, reduz os níveis de triglicerídeos, previne doenças crônicas como obesidade e colesterol alto, entre outras… A bike lhe proporciona uma atividade física basicamente completa, com a alegria de se estar em um ambiente aberto, em contato com a natureza, pessoas, animais e o céu!!!! Ah… ver o céu faz a gente entender o porquê e para que acordamos todos os dias, não acha?

 

Como Hobby – A bike na Europa é muito utilizada no turismo. Existem empresas de turismo especializadas em passeios com bicicletas, como o Bike Tour, o Bike Boat Tour (que é bike mais barco) e a Road Bike (que são passeios de bike na estrada). Aqui no Brasil temos alguns grupos já se destacando e se reunindo para passeios de bike, mas ainda precisamos aprender a investir em ciclovias como a Europa já vem fazendo e tendo muito sucesso.

Europa

 

Como Esporte – As modalidades de esporte com o uso de bike são inúmeras. Na Europa, uma novidade, é o radball, um futebol de bicicleta, que funciona como um futebol de salão só que é na bike que você faz o gol.

Europa

Temos também o Cross Bike, mais radical, para quem gosta de saltos e adrenalinas.

A modalidade Speed, ou ciclismo de estrada que é o mais conhecido e tradicional, para quem gosta de velocidade e de bicicletas leves, é o ideal. Umas das vantagens de praticar o Speed é a praticidade. Basta colocar uma roupa e sair pedalando pela rua, não é preciso trilhas, pistas ou locais específicos para a prática do esporte.

O Moutain Bike é uma modalidade das mais difundidas, com muitas competições, trilhas e grupos de MTBikers. Apesar de mais dispendioso, pois precisa que você se desloque até um local específico para à sua prática, vale a pena o contraste de pedalar em contato com a natureza e todas as novidades que você descobre nesses locais. E se você é um iniciante no esporte com bike, é fácil se inserir no grupo, visto que os grupos são organizados de maneira a acolherem com tranquilidade os novatos.

A Europa vem investindo no ciclismo já há bastante tempo e colhendo o fruto de gerações mais saudáveis, redução de índices de poluição, diminuição do estresse e sedentarismo, redução de orçamento na área de saúde e melhora no desenvolvimento infantil, que hoje já começa a nascer com a bike como sendo algo constante em sua vida.

Participe do nosso CLUB no Strava

Participe do CLUB Ciclogiro no Strava

Comments

comments

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *